sexta-feira, 14 de maio de 2010

Acabou Chorare!




O assunto hoje é música!


Ontem a noite desanimada depois de terminar de ler o cansativo e sem graça livro " Cabeça de Porco" de Celso Atayde e MV Bill , me deparei com algo que a muito não tinha o prazer de admirar: o cd acabou chorare!


Aos que conhecem a obra espiritusa dos Novos Baianos , apresentações são dispensadas, e aos que não conhecem, vale a pena conferir esse grupo que se formou na Bahia na década de 60 tendo como integrantes na época ,Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dadi, Galvão, Jorginho, Baixinho, Bolacha e Baby.


Depois da estreiar na TV record em 1969 e gravarem seu primeiro disco intitulado "É ferro na boneca" eles se mudaram para o Rio de Janeiro em 1971, onde a partir daí tiveram o privilégio de conviver por um bom tempo com João Gilberto, que em muito influenciou o estilo musical do grupo.


Na época os jovens músicos passaram do rock à MPB, e justamente por causa dessa influência que em 1972 ,ousaram na mistura dos mais variados estilos musicais como rock, samba, frevo e choro e lançaram então o cd "Acabou chorare".

Uma obra prima da música popular brasileira!


Disco esse que diga-se de passagem influenciou intérpretes, compositores e bandas dali em diante.

Em 1978 o grupo se desfez e praticamente todos os integrantes seguiram carreira solo.


Então é isso!


Abraços =)




Um comentário:

  1. Ana, este álbum é um marco na música brasileira. Adoro Novos Baianos, pena não ser tão conhecido no país, né?
    Muito bom seu blog, ta de parabéns!
    Beijo!

    ResponderExcluir